Curso de Fitoterapia do Prof. Douglas Carrara

Prezados alunos (as):
Informamos que no momento estamos em compasso de espera, aguardando a oportunidade de oferecer o curso abaixo. Estamos oferecendo o curso para diversas instituições e assim que conseguirmos a instituição e o espaço adequado para a realização do curso, entramos em contato. Qualquer informação ou dúvida, basta entrar em contato conosco (21) 2638-5160 ou através de nosso site: http://www.bchicomendes.com
Segue abaixo a programação do curso:
CURSO LIVRE DE INTRODUÇÃO À FITOTERAPIA
Público alvo: Profissionais e estudantes da área da saúde: médicos, técnicos de enfermagem, farmacêticos, biólogos, ou estudantes.
Pre-requisitos: ensino médio.
Objetivo: Iniciação ao estudo da fitoterapia brasileira – Noções
básicas.
Justificativa: Estimular o conhecimento científico de plantas brasileiras e produzir massa crítica sobre fitoterapia na área da saúde.
Avaliação da aprendizagem: aulas práticas. Excursões ao campo.
PROGRAMA DO CURSO

O Curso abrange noções gerais sobre Botânica Morfológica e Sistemática, Antropologia e Fitoterapia e pretende preparar os alunos para entenderem o universo da Medicina Popular no Brasil assim como promover uma introdução aos estudos de Fitoterapia.

1ª) Resumo histórico da experiência médica popular. Técnicas de herborização e fitoterápicas.

2ª) Reino Vegetal. Teoria evolucionista. Botânica Sistemática – As principais famílias que possuem plantas medicinais.

3ª) Morfologia externa de vegetais superiores.

4ª) Aula prática: Excursão ao campo.

5ª) Principais plantas medicinais usadas no Brasil.

6ª) Principais doenças tratadas pelos praticantes da medicina popular

7ª) Metodologia de pesquisa. Autores básicos. Processo de expropriação científica. Medicina indígena.

8ª) Princípios da medicina popular. O pensamento mágico. Tradições hipocráticas e galênicas. Alopatia e Homeopatia. A fitoterapia no Brasil.

Ao final do curso, planeja-se uma excursão para a realização de uma aula prática no campo, com identificação de plantas e de praticantes da medicina popular.

O Prof. Douglas Carrara, autor do livro “POSSANGABA – O Pensamento Médico Popular”, é formado em Ciências Sociais, com especialização em Antropologia e estuda há vários anos a medicina popular e a fitoterapia no Brasil.

Duração: 24 horas/aula (aulas teóricas). (fim de semana)

duas excursões ao campo (fim de semana)
Local alternativo: Itapeba – Maricá (RJ)
Inscrições: Tel. (21) 2638-5160

Bibliografia

BALBACH, Alfons: 1969 – A Flora Nacional na Medicina Doméstica – 2 Vol. – Ed. A Edificação do Lar – Rio de Janeiro – 1261 p.

FERRI, Mário Guimarães (1918- ): 1971 – Botânica – Morfologia Externa das Plantas (Organografia) – 8ª Ed. – Ed. Melhoramentos – São Paulo – 149 p.

FERRI, Mário Guimarães, N. L. MENEZES & W.R.M. SCANAVACCA: 1969 – Glossário de Termos Botânicos – Ed. E. Blucher – São Paulo – 199 p.

JOLY, Aylthon Brandão (1924-1975): 1975 – Botânica – Introdução à Taxonomia Vegetal – 2ª ed. – Cia. Editora Nacional – São Paulo – 777 p.

Cordialmente
Prof. Douglas Carrara
Anúncios

2 comentários em “Curso de Fitoterapia do Prof. Douglas Carrara

  1. ola professor!!!!
    andei estudando suas matérias na internet e adorei!
    Sou aluno de gestão ambiental da Severino Sombra e moro em Maricá a 20 anos, tenho andado por vários lugares de nossa cidade fotografando e estudando sobre nossa fauna e flora e estou impressionado com a beleza e diversidade que encontramos aqui. Recentemente descobri que temos cavernas, macacos, quati, tatu de várias espécies, cachorro do mato, gato do mato, mico de várias espécies, entre outros. outra coisa que me chamou muita atenção são as várias bacias hidrográficas que temos em Marica, fazendo com que nossa cidade tenha inúmeros afluentes e rios que podem suprir esse prioblema de água de nosso município, e gostaria de conversar com o senhor a respeito disso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s