A saúde do coração na visão do ayurveda – por Dra. Maísa Misiara da Cítara Saúde

Dra. Maísa Misiara, médica homeopata e ayurveda, diretora da clínica Cïtara Saúde (SP), escreve para site “Coração Saudável”, do grupo Terra, a respeito dos antigos conhecimentos ayurvédicos acerca do coração. Vale lembrar que Ayurveda é a ciência da saúde indiana, que conta com mais de 5 mil anos de experiência para valida-la.
Esperamos que aprecie esse texto cheio de conteúdo positivo e saudável, para a gente ficar com o coração feliz!
Portal Verde
Ayurveda: medicina indiana
06 Nov 2009

Temperos e hábitos bons para o coração

Para a Ayurveda, ciência milenar indiana, o coração é a sede da vitalidade, da energia vital e de parte da mente, cuja a outra parte está no cérebro. Por isso, ele é considerado e precisa ser bem cuidado. “O coração é a raiz, onde está armazenada a vitalidade que é enviada para todo o organismo através da circulação, ele é  o membro central que suporta toda a “casa””, destaca a médica Maisa Misiara, coordenadora da Cítara Saúde, clínica especializada em medicina ayurveda.

 

Na medicina indiana, manter o coração saudável pressupõe cuidar da pressão sanguínea, dos níveis de colesterol e triglicérides, além de amenizar os efeitos do estresse.  Charaka, o sábio ancião que compilou os primeiros tratados da Ayurveda, há mais de 2.600 anos, já dizia que “quem deseja proteger o seu coração, o sistema circulatório e a sua essência vital, deveria evitar os fatores causadores de estresse e instabilidade”. Ele falava ainda que devemos adotar regularmente medidas para limpar o sangue, o sistema circulatório, melhorar o conhecimento e praticar a calma da mente.

 

Leia abaixo, algumas dicas preventivas para a saúde do coração, a partir da medicina ayurveda:

– Manter o estresse sob controle;

– Manter uma dieta saudável;

– Praticar exercícios vigorosos regularmente (não competitivos);

– Praticar meditação de compaixão e de unidade para manter a mente num estado tranqüilo, de 10 a 20 minutos diariamente;

– Praticar exercícios de respiração como o Ujjayi Pranayama;

– Praticar diariamente posturas de Yoga como o Surya Namaskar (saudação ao sol), de 6 a 12 ciclos completos. Esse exercício ajuda a fortalecer o coração e prevenir ataques cardíacos;

– Para as mulheres, recomenda-se não utilizar métodos contraceptivos inibidores de menstruação.

Os pesquisadores concordam que a causa principal das doenças cardíacas é a alimentação dos tempos modernos, uma condição patológica própria do homem civilizado.  A dieta ideal para prevenir doenças no coração também depende da avaliação individual, mas, alguns aspectos são comuns.

 

Na ayurveda, os temperos também tem papel muito importante. Veja que alimentos e temperos que devem ser usados para evitar as doenças cardíacas:

 

– Ingerir pouca gordura saturada, pouca proteína animal e muitas fibras vegetais;

– Ingerir grãos integrais, fibras solúveis (frutas e verduras) e fibras insolúveis (abóbora, abobrinha, acelga, agrião, alho poro, aspargos, banana dágua, bertalha, brócolis, caju, carambola, chicória, cogumelos , couve-flor, espinafre, goiaba, jatobá, jiló, morangos, palmito, pimentão, quiabo, taioba, tomate e vagem); e alimentos antioxidantes (como a cenoura, a moranga, espinafre, alcachofras, soja, uvas, frutas avermehadas) e ricos em vitamina E como as hortaliças folhosas verdes e castanhas;

– Evitar produtos industrializados, embutidos, enlatados;

– Reduzir o sal e o açúcar;

– Ingerir líquidos adequadamente. O chá verde é antioxidante, porém, estimulante. Ele  deve ser consumido com moderação e não combinado com as refeições;

– Evitar ingerir café ou cafeína excessivamente, cigarro e drogas estimulantes;

– Evitar alimentos excessivamente condimentados, ácidos, pimentas e fermentados;

– Alguns alimentos são muito úteis na redução do colesterol, como: Aveia, milho, maçãs, painço, frutas e verduras frescas.

– As especiarias mais acessíveis e eficazes na proteção do coração são universalmente aceitas: o gengibre (fortalece a circulação) e o alho (reduz colesterol, é descongestionante e fortalece a circulação).

– O açafrão-da-terra (cúrcuma) também é recomendado por ser tônico do sangue, antiinflamatório e antioxidante.

– Na Índia, usa-se a Arjuna (Terminalia Arjuna-Cortex) especificamente para proteger o coração. Trata-se da casca de uma árvore com propriedades cardioprotetoras, cardiotônicas, hipolipidêmicas, hepatoprotetoras, alterativas e diuréticas.

FONTE: http://coracaosaudavel.terra.com.br/noticias_integra.php?id=211

 

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