Heróis mirins, os Escoteiros se destacam no auxílio às famílias vítimas da tragédia das chuvas em Niterói

Hoje em dia pouco se vê os escoteiros pela rua. A atividade juvenil perdeu com os anos a força do passado, em meio a tantas novas opções e atrações à juventude. Mas elees seguem mais vivos do que nunca, recheados de ideais cívicos e ligados ao Calor Humano e a ajuda ao próximo. Diante de uma tragédia como a que se abateu sobre os municípios de Niterói e São Gonçalo, com as fortes chuvas que provocaram desabamentos e outros transtornos, os escoteiros mostram sua força, tornando-se componentes essenciais na luta pela vida que hoje ocorre por lá.

Seguem matérias sobre o papel dos escoteiros no auxílio aos desabrigados, e uma carta de Fernando chaves, presidente de um dos Grupos Escoteiros em Niterói.

É de se orgulhar e querer que nossos filhos participem.

Escoteiros ajudam desabrigados após temporal que atingiu Niterói

Escoteiros de Niterói se uniram para ajudar vítimas de deslizamentos e moradores de área de risco, além de realizar a arrecadação, triagem e organização de donativos.

No Fonseca, os escoteiros estão agindo junto às comunidades mais afetadas pelo temporal de segunda-feira, em parceria com o poder público e outros voluntários das áreas atingidas. Uma das bases de operação é a Escola Municipal Paulo Freire que se transformou em abrigo para os desalojados da região. Neste local, os escoteiros fazem a separação dos donativos como materiais de higiene pessoal, produtos de limpeza, água mineral, fraldas, cobertores, colchões, roupas e calçados.

Eles ajudaram também na remoção de escombros e de lixo, ainda durante a noite, após o grande deslizamento de terra que atingiu o Morro do Bumba, atuando em conjunto cm os bombeiros e dos homens da força nacional.

Em São Francisco, na Grota do Surucucu, dezenas de escoteiros estão prestando auxílio aos moradores e os orientando para que deixem as residências situadas áreas de risco. Esses desalojados estão sendo abrigados em escolas e igrejas da região.

– O drama vivido por essas famílias toca nosso coração e estamos empenhados em ajudá-los. Seguindo as orientações de autoridades, bombeiros e Defesa Civil, os escoteiros buscam fazer seu melhor possível para ajudar o próximo – afirma a chefe escoteira Mônica Fiorentino.

Essa não é a primeira iniciativa dos escoteiros em prol de vítimas de grandes calamidades. Recentemente, os escoteiros de Niterói já tinham se organizado para angariar mantimentos e agasalhos em desastres naturais brasileiros e internacionais de grandes proporções.

Em Niterói e São Gonçalo existem 14 Grupos Escoteiros, totalizando cerca de 650 participantes. Na cidade de Niterói, existem grupos escoteiros nos bairros de Boa Viagem, Centro, Fonseca, Icaraí, Jurujuba, Pendotiba e Piratininga. Já em São Gonçalo, os grupos escoteiros concentram-se em Santa Luzia e Engenho Pequeno.

FONTE: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/04/08/escoteiros-ajudam-desabrigados-apos-temporal-que-atingiu-niteroi-916278656.asp

Outras fontes:

http://www.portaldomeioambiente.org.br/cidadania-socioambiental/3793-catastrofe-em-niteroi-acao-dos-escoteiros-e-ou-tros-voluntarios.html

http://www.zemoleza.com.br/noticia/1460715-escoteiros-ajudam-desabrigados-apos-temporal-que-atingiu-niteroi.html

Segue na íntegra carta do presidente do Grupo de Escoteiros São Francisco de Assis, de Niterói, RJ:

Vocês devem estar cientes por intermédio da mídia da tragédia que abalou a cidade de Niterói, na região  metropolitana do estado do Rio de Janeiro, em decorrência dos fortes temporais que atingiram o município e provocaram a queda de morros e deslizamentos de barreiras. De acordo com estimativas da Defesa Civil, só no município de Niterói já são 3.500 desalojados.

 Em meio ao caos e ao estado de calamidade pública, com direito a quedas de morros, deslizamentos de barreiras e encostas, arrastões e trânsito desordenado, os escoteiros de Niterói, São Gonçalo e do Rio de Janeiro estão trabalhando incessantemente deste a noite da catástrofe natural, segunda-feira, 05 de abril.

Imbuídos do espírito da solidariedade, muitos voluntários de todas as idades também estão empenhados em auxiliar os mais necessitados.

No site http://www.gesfa.org.br estamos publicando notícias cotidianas sobre como ajudar e onde fazer as doações.

Os escoteiros estão trabalhando em algumas frentes de trabalho:

– nos diversos centros de doação, fazendo a triagem dos alimentos, água, remédios, roupas e calçados, artigos de cama, mesa e banho, produtos de higiene e limpeza;

– no Clube Canto do Rio, núcleo principal de arrecadação de donativos da cidade, em conjunto com a Defesa Civil e Secretarias Municipais de Niterói, realizando a triagem dessas doações;

– nas comunidades mais afetadas, desenvolvendo ações com a retirada de moradores de áreas de risco, ajudando nas escavações e fazendo entrega de donativos,

– nos abrigos, distribuindo doações e entretendo as crianças,

– em visita aos 50 abrigos da cidade, fazendo o levantamento das necessidades dos desabrigados;

– no principal quartel do 3º Grupamento de Bombeiros de Niterói, na Jansen de Mello, cozinhando para bombeiros e oficiais para que esses profissionais possam atender os chamados nas ruas; e também auxiliando no controle da entrada e saída de ambulâncias,

Muitos escoteiros estão “virados” desde a noite de segunda-feira. Estamos em rodízio para que possamos ajudar da melhor forma possível, seguindo as orientações da Defesa Civil e dos bombeiros.

Em um momento de profunda tristeza, o protagonismo dos escoteiros inspira e motiva a população niteroiense para se engajar nessa ocasião inesperada. O exemplo dos escoteiros desperta o espírito voluntário e a vocação solidária dos cidadãos fluminenses.

Infelizmente não podemos fazer esse reporte do andamento das ações comunitárias para vocês por e-mail no dia-a-dia porque simplesmente não há tempo a perder. As necessidades dos moradores da cidade são urgentes e a participação pró-ativa de cada voluntário faz muita diferença nos resultados positivos que podemos proporcionar aos desabrigados que perderam quase tudo e se encontram alojados em abrigos improvisados em escolas e igrejas.

Assim como os escoteiros de Niterói, jovens e adultos dos Grupos Escoteiros de outros municípios do estado também estão preparados para agir. Na cidade do Rio de Janeiro, a partir deste fim de semana dezenas de Grupos Escoteiros também vão partir para a ação em prol das vítimas dos fortes temporais que castigaram o estado nos últimos dias.

No site http://www.gesfa.org.br vocês podem acompanhar diariamente o andamento das ações empreendidas pelos voluntários de Niterói, com informações de utilidade pública, fotos novas inseridas com frequência e relatos dos trabalhos em parceria com o poder público e a sociedade civil.
 
Neste site, foi publicado ontem um vídeo em que um sênior apresenta como funciona o núcleo principal de arrecadação de donativos da cidade de Niterói e explica como os escoteiros estão ajudando no mutirão.

O núcleo central de doação em Niterói fica no Clube Canto do Rio, situado na rua Visconde do Rio Branco nº 701. Os donativos mais necessários no momento são roupas intimas limpas para crianças e adultos de ambos os sexos, roupas de bebê, alimentos para crianças pequenas (aqueles potinhos de papinha e mocotó), colchonetes e alimentos não perecíveis. Quem quiser ajudar como voluntário, pode ir ao Clube Canto do Rio.

Peço que fiquem em oração pela população do Rio, em especial os moradores de Niterói.

Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível,

Fernando Lima Barros Chaves (Kobould)

Diretor de Comunicação – 8º/RJ Grupo Escoteiro São Francisco de Assis

http://www.gesfa.org.br

2 Respostas so far »

  1. 1

    Yukka Yêda Ferreira das Neves said,

    Queria saber o endereço do curso de escotismo mirins e saber apartir de qual idade pode entrar. O valor se possível me mandar. Obg


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: