Novos locais e datas do Curso de Fitoterapia com Prof. Douglas Carrara

Curso de Introdução à Fitoterapia Brasileira

// <![CDATA[
Hide
/* This JavaScript is composed by Bart Van Hemelen.
* You can contact him at bvh10000@hotmail.com
* or via this website http://www.geocities.com/~tenthousand/ .
* If you like this code so much you want to use it on your website,
* you can — as long as you include this copyright notice.
*/
// Array of day names
var dayNames = new
Array('Domingo','Segunda-Feira','Terça-Feira','Quarta-Feira','Quinta-Feira','Sexta-Feira','Sábado');
// Array of month names
var monthNames = new Array('Janeiro','Fevereiro','Março','Abril','Maio','Junho','Julho','Agosto','Setembro','Outubro','Novembro','Dezembro');
today = new Date()
lastmod = new Date(document.lastModified)
diffdays = Math.ceil( (today.getTime()-lastmod.getTime())/(24*60*60*1000) -1)
var then = new Date(document.lastModified);
document.writeln('Esta página foi atualizada em ‘ + then.getDate() + ‘ de ‘ + monthNames[then.getMonth()] + ‘ de ‘ + then.getYear() + ‘, ‘ + dayNames[then.getDay()] + ‘.‘)
// Unhide
// ]]>

Público alvo: Profissionais e estudantes da área da saúde: médicos, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, biólogos, fisioterapeutas, terapeutas naturais ou estudantes.

Pre-requisitos: ensino médio.

Objetivo: Iniciação ao estudo da fitoterapia brasileira – Noções básicas.

Justificativa: Estimular o conhecimento científico de plantas brasileiras e produzir massa crítica sobre fitoterapia na área da saúde.

Avaliação da aprendizagem: aulas práticas. Excursões ao campo.

PROGRAMA DO CURSO

O Curso abrange noções gerais sobre Botânica Morfológica e Sistemática, Antropologia e Fitoterapia e pretende preparar os alunos para entenderem o universo da Medicina Popular no Brasil assim como promover uma introdução aos estudos de Fitoterapia.

1ª) Introdução. Resumo histórico da experiência médica popular no tratamento das doenças. Indígenas, Negros africanos e Europeus (portugueses, franceses, alemães, italianos, japoneses, espanhóis). A influência jesuíta. Etapas do processo de pesquisa de plantas medicinais. Disciplinas auxiliares. Técnicas de herborização e fitoterápicas. Instrumentos de trabalho. Técnicas de coleta de insumos para a produção de fitoterápicos.

2ª) Noções de antropologia. Reino Vegetal. A teoria evolucionista. Tabela cronológica da idade da terra e da vida. Introdução à Botânica Sistemática – Estudo geral sobre as principais divisões do reino vegetal. As principais famílias que possuem plantas medicinais.

3ª) Morfologia externa de vegetais superiores (angiospermas, monocotiledôneas e dicotiledôneas), com a análise das características de raízes, caule, folhas, flores, frutos e sementes.

4ª) Aula prática: Excursão ao campo.

5ª) Principais plantas medicinais usadas no Brasil. História terapêutica das plantas medicinais mais importantes.

6ª) Principais doenças tratadas pelos praticantes da medicina popular e pela fitoterapia. Bronquite. pneumonia, contusões, cálculo renal, câncer, dermatoses, etc.

7ª) Metodologia de pesquisa. Autores básicos. Processo de expropriação científica. Medicina indígena. História da fitoterapia no Brasil

8ª) Técnicas de cultivo de plantas medicinais. Produção de mudas. Comercialização. Produção de fitoterápicos. Exportação de plantas medicinais.

9ª) Princípios da alimentação natural. Nutrição adequada para prevenção do câncer. Anti-oxidantes vegetais. Radicais livres. Fito-hormônios. Substâncias tóxicas e cancerígenas.

10ª) Princípios da medicina popular. O pensamento mágico. Tradições hipocráticas e galênicas. Alopatia e Homeopatia. A fitoterapia no Brasil.

Ao final do curso, planeja-se uma excursão para a realização de uma aula prática no campo, com identificação de plantas e de praticantes da medicina popular.

O Prof. Douglas Carrara, autor do livro “POSSANGABA – O Pensamento Médico Popular”, é formado em Ciências Sociais, com especialização em Antropologia e estuda há vários anos a medicina popular e a fitoterapia no Brasil.

Duração: 32 horas/aula (aulas teóricas). (fim de semana) duas excursões ao campo (fim de semana)

1) No dia 10 de julho de 2010 (sábado), inicia-se uma nova turma na sede da Casa de Francisco de Assis, situada na Rua Alice, 308 – Laranjeiras – Rio de Janeiro. O curso será ministrado aos sábados, das 9:00 às 18:00 h., (com intervalo de 1 hora para o almoço). Além das aulas teóricas, aos sábados, teremos mais dois dias de aulas externas, práticas, em data a ser combinada com os alunos. As aulas téoricas seguintes estão programadas para os dias 17, 24 e 31 de julho de 2010.

2) Local: Universidade Gama Filho (Unidade Candelária): Praça Pio X (em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil) Horário: Sábados – das 9:00 às 18:00 h. (com intervalo de uma hora para o almoço)

3) Local: SEARTE – Rua Barcelar da Silva Bezerra, 82 – Boa Vista – Maricá – RJ

Horário: Domingos – das 8:00 às 17:00 h. (com intervalo de 1 hora para o almoço)

Telefone: (21) 2634-2359 (Inscrições)

4) Local: Biblioteca Chico Mendes – Rua C, Lote 5, Quadra 12-B – Itapeba – Maricá (RJ)

Horário: Sábados/Domingos – das 8:00 às 17:00 h. (com intervalo de 1 hora para o almoço)

Telefone: (21) 2638-5160 (Pré-Inscrições)

Observação: Não esqueça de se inscrever para nos ajudar a planejar o curso, mesmo que o horário oferecido não seja adequado para o aluno.

2 Respostas so far »

  1. 1

    thamires said,

    Sou estudante de farmácia e quero por gentileza ser informada das datas de novos cursos, estou muito interessada.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: