Seja Orgânico!

SEJA ORGÂNICO!

Por Ary Bon

 

https://portalverde.files.wordpress.com/2011/03/greenrevolution.jpg?w=300

 

Economizar saquinhos de supermercado é tão eficaz para o planeta quanto uma gota de água para os oceanos.
A simpatia pela atitude tampouco ajuda na prática a melhorar a sustentabilidade. De boas intenções, … bem… paboemepabá.

A organicidade é algo que pode sim ajudar a formar um ciclo ecológico eficaz e saudável.
Todos sabemos que alimentos organicos são melhores. mas o que é essa organicidade? Na verdade é uma atitude na forma de produzir.
Organicidade envolve a forma como se recicla também.
Ela depende de informação e de atitude. (atitude sem informação só ajuda aos ditadores do mundo).

Se jogar menos saquinhos de polietileno no lixo é uma gota no conjunto de oceanos do planeta, compostar o seu lixo organico comparativamente é uma piscina olímpica. Lembre-se que descartamos todos os dias um volume de 3 a 8 kilogramas de lixo orgânico por dia por pessoa, já descontados os recicláveis. Numa cidade como São Paulo, que tem 11 milhões de habitantes (mais 8 mil na região metropolitana, totalizando 19 milhões) isto representa cerca de 150 milhões de kilogramas de lixo POR DIA!!!! Este dado confere com o fluxo diário que vai para os aterros, é a mais “pura” realidade. O ser humano mais limpinho e asseado, imagem do animal civilizado, é o porco-mor do chiqueiro planeta Terra. Somos nós.

Se VOCÊ conseguir usar o seu lixo organico para fazer composto, em um mes terá contribuído com 180 kilogramas a menos nos aterros públicos. se toda a família (média 3) contribuir passa para 540 kilogramas a menos por mes. Uma piscina é quase nada para o oceano, mas certamente é bem mais do que uma gota.

Para fazer composto, você precisa de dois tipos de lixo orgânico: o VERDE e o MARROM.  O lixo verde é rico em nitrogenio, o lixo marrom é rico em carbono.
Lixo verde é folhas, frutas, legumes, saquinhos de chá, pó de café. Lixo marrom é papel, folhas secas, galhos, serragem, fezes de animais.

O carbono é o que faz a reação de compostagem, o nitrogënico alimenta os microorganismos que decompões tudo.
A proporção de verde para marrom deve ser de 1 para 3 ou seja, uma quarta parte de verde na mistura. Se tiver quintal fica fácil, se não, pode ser necessário comprar serragem que é descarte das marcenarias). (atenção – serragem de madeira é diferente de serragem de aglomerados)
Misture tudo, se tudo for picado o processo será muito mais rápido. Picadores daqueles que se instalam em pias de cozinha são bons para isso.

Novamente, se tiver quintal um caixote de 1 metro cúbico será suficiente para fazer composto em umas 6 semanas. O que fazer: regar o conteúdo para manter úmido (não ensopado) mexer uma vez por semana com o rastelo e a pá, cobrir com saco preto. O processo de compostagem é exotérmico (vai esquentar e isso é importante).
Se não tiver quintal a composteira de tambor reciclado é uma opção, demora mais (cerca de 9 meses) para completar a compostagem. A postagem anterior sobre composteira caseira está mais abaixo.

O que NÃO jogar no composto: plantas doentes, plantas com agrotóxicos, metais, plantas com sementes.
Resíduos animais como laticínios, ossos e fezes tornarão o processo de decomposição mais lento.
Se quiser ser mais radical, faça composto organico puramente vegetal. Mande os restos animais se houverem para a fossa. O critério é do usuário. Parando de jogar lixo fora, ajudará o planeta a não ser a lixeira.
http://www.bhg.com/gardening/yard/compost/all-about-composting/?ordersrc=rdbhg842

Anúncios

1 Response so far »

  1. 1

    Gabrielle said,

    Nossa, super interessante! Adorei, não sabia que era possível. Ótima dica.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: