Como saber o tempo certo da gravidez?

SEMANAS X MESES

Dr. Rodrigo Vianna

Hoje vou esclarecer uma situação bem simples, mas que costumar “dar um nó” na cabeça das gestantes. Como fazer para saber o tempo certo de gravidez. Afinal, os médicos contam em semanas, os leigos contam em meses, e na hora de converter semanas em meses nunca dá certo.

Para complicar, cada USG feita pode revelar uma idade gestacional diferente.

Mas é bem simples, não se preocupem.

Para começar, devemos lembrar que cada animal tem um período de gestação, e o do homem é igual a 9 meses, como todos sabem. Mas na maioria dos casos, não se sabe exatamente quando ocorreu a fecundação (encontro do espermatozóide com o óvulo), já que a mulher não tem apenas um dia fértil por mês, e sim um período fértil de mais ou menos 8 dias. Precisou-se por isso, definir um ponto de partida fixo a partir do qual pudéssemos calcular o tempo de gestação. Este ponto fixo é a última menstruação, mais precisamente o 1º dia da última menstruação. (Mesmo sabendo que a gestação não se iniciou ali, pois não haveria óvulo presente para a fecundação)

Os nove meses são 273 dias aproximadamente (9×30=270, +3 ou 4 dias dos meses que tem 31 dias). Se acrescentarmos 7 dias, correpondentes aos 7 dias que a mulher estaria no período menstrual (mesmo que a regra de algumas mulheres não dure tudo isso, neste período inicial de sete dias não há ovulação e consequentemente não há gravidez), teremos então: 273 + 7 = 280 dias = 40 semanas. Por isso podemos dizer que uma gestação de nove meses completos, é uma gestação de 40 semanas.

A contagem em semanas foi necessária pelo meio médico, para estabelecer o tempo de gestação de uma forma o mais precisa possível, a fim de se evitar complicações por partos antes da hora ou após a hora. Então hoje sabemos que, a contar do primeiro dia da última menstruação, teremos 40 semanas até a data provável do parto, e o que é um cálculo médio, visto que o nascimento pode ocorrer de 38 a 42 semanas, sem maiores preocupações.

Podemos concluir assim, que não dá certo dividir o nº de semanas de uma gravidez por 4, para termos o nº de meses. Pois os meses não tem 28 dias e ainda temos esta semana da menstruação para atrapalhar a conta.

Como fazer então para converter o nº de semanas em meses? É fácil: basta descobrirmos quando é a data provável do parto(DPP), ou seja, 40 semanas a contar do primeiro dia da última menstruação. Ex.: se a DPP for 07/08/2004, todo dia 07 de cada mês completar-se-à mais um mês de gestação. No caso aqui mencionado, essa gestante fará 6 meses dia 07 de maio, 7 meses dia 07 de junho, 8 meses em julho, e irá completar seus 9 meses dia 07 de agosto! Não é fácil?
Para finalizar este assunto, uma curiosidade: é por isso que dizem que o nascimento ocorre após nove ou dez luas de gestação. Matematicamente, se o ciclo lunar é de 28 dias, basta multiplicar por 10 que teremos 280 dias = 40 semanas. Ou seja, contar por lua também não está errado.

Dr. Rodrigo Vianna – ginecologista e obstetra

 

 

16 Respostas so far »

  1. 1

    pamela said,

    Olá boa tarde Dr° Rodrigo, tenho duvidas… eu mestruei, dia 05/05/13
    e acabou dia 12/05/13.. pelas contas da enfermeira estou com 9 semanas e 3 dias, queria saber quando engravidei?? se foi antes ou depois que mestruei… por favor me ajude…

  2. 2

    patricia said,

    OLÁ DRº RODRIGO BOA TARDE , A MINHA ULTIMA MENSTRUACAO FOI 05/08/2013 QUANTOS MESES HOJE EU ESTOU ? 26/11/2013 OBRIGADO .

    • 3

      Evelyn stegany said,

      Olaa Dtr
      Gostariaa de saber o dia do mes kee eu completoo 08 meses e 09 pk to em duvidaa
      Minha primeira mestruacao Do ultimo mes foi
      Diaa 20 de agostoo
      Depois dessa dataa naoo veio mais
      Gostaria de.sabee o diaa do mes que eu faco 08 e 09
      Obrigado

  3. 4

    patricia said,

    pergunto porque vou em 2 medicos e eles falam diferentes datas , ai nem sei mais, a ultra e mais certo ?

  4. 5

    deyse said,

    eu to com 32 semanas e 4 dias é equivalente a 8 meses, mas minha minha medica disse que o meu DPP é 22 de maio, não entendo vai nasce de 10 meses? me explica ?

  5. 6

    Lidiane Vasconcelos said,

    Bom dia dr eu até hoje ainda não consigo entender estou na minha terceira gravidez minha última menstruação foi dia 23 de outubro sendo que a concepção foi dia 3 de novembro e a dpp esta previsto pro dia 03/08/2014 eu ja estou com 8 meses? Me ajude por favor kkk

  6. 7

    Bianca de sousa said,

    olá dr. minha ultima menstruação foi 29/12/2013,e minha DPP é para dia 07/10,sendo que todo dia 07 eu faço mês como você explicou anteriormente. Sendo assim,dia 07/08 faço 8 meses,e dia 07/09 nove meses,e a DPP é pra outubro como assim? me ajude. bjs obrigada.

  7. 8

    TAIS said,

    DR RODRIGO NAO SEI EXATAMENTE O TEMPO DA MINHA MESTRUAÇÃO.POIS ESTAVA COM PROBLEMA DE PROLACTINA.LOGO DEPOIS ESTAVA FAZENDO TRATAMENTO DE PROLACTINA E DESCOBRI QUE ESTOU GRAVIDA.COMO FAÇO PRA SABER O TEMPO QUE ESTOU.E SE MINHA GRAVIDEZ.NAO TERA NENHUM PROBLEMA

  8. 9

    Juliana said,

    Dr. rodrigo, por favor me ajuda… dia 14/07 descobri que estava gravida de 5 semanas e 3 dias. Do DIA 29/05 ao dia 02/06 tive relação com coito interrompido e do dia 17/06 em diante com camisinha com outro parceiro… Quem seria o pai? Fiquei gravida no inicio de Junho ou no Final? Não sei a ultima data da minha menstruação, sempre foi irregular.

    POR FAVOR RESPONDA, serei eternamente agradecida

  9. 10

    larissa said,

    Minha ultima menstruacao foi dia 17 07 2015 esse nao veio de quanto tempo estou

  10. 11

    tamires said,

    olá senhor Rodrigo, minha estrumação não vem a 2 meses e eu fiz uma ultra transvaginal só que na ultra diz que tenho de 4 a 5 semanas não entendo?

  11. 12

    neuza duarte said,

    ola senhor doutor Rodrigo eu estou gravida de 11 semanas e queria saber quantos meses e? obrigado.

  12. 13

    micaele said,

    dr. queria saber quantas semanas sao oito meses porque eu estou com 8 mese e minha primeira gravidez e uma menina e eu estou com duvidas das semanas

  13. 14

    Helen rocha said,

    Olá doutor!! Estou em dúvida sobre minha gestação, contado se pelo primeiro dia da minha última menstruação eu completei 40 semanas neste domingo dia 23 de agosto, sendo que minha médica do pré – natal disse que está contando pela minha primeira ultrassonografia, que daria o nascimento para até o dia 08 de setembro?? Estou ficando maluca, e meu marido está desesperado achando que está errado e que nossa bebê já deveria ter nascido, por favor me ajude. Grata

  14. 15

    KAROLINE said,

    Ola Dr: Rodrigo,Bom Dia,estou de 32 semanas e alguns dias,29 foi o primeiro dia da minha ultima menstruação,meu parto esta previsto para o dia 5 de dezembro,eu gostaria q o senhor só me confirmasse de quantos meses eu estou?

  15. 16

    Ola dr.gostaria de saber se completo os meses de gestação no final do mês ou no dia 7. Minha última nestruacao foi dia 08.04


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma resposta

