Fatos sobre as GORDURAS

 

FATOS SOBRE AS GORDURAS

• Nem todos os tipos de gorduras são maléficas. Dependendo da saturação, elas podem até ser saudáveis.
• O termo saturação tem a ver com o tipo de fórmula química das gorduras. As gorduras na natureza apresentam-se, geralmente, na forma de ácidos graxos compostos de carbono e hidrogênio.
• A gordura é saturada se a cadeia de carbonos carrega todos os átomos de hidrogênio possíveis.
• A gordura é monoinsaturada se ainda há espaço para dois átomos de hidrogênio.
• É poliinsaturada se mais 4 átomos de hidrogênio podem ser absorvidos.
• As saturadas são geralmente gorduras sólidas animais como o toicinho, a gordura branca ou amarela do boi etc. Exceção: óleo de coco é líquido mas é saturado.
• As gorduras saturadas são responsáveis por infarto, câncer, obesidade e diabete.
• As gorduras mono e poliinsaturadas são geralmente líquidas. Excessão: graxa sólida da baleia é insaturada.
• O segredo está em preferir a ingestão de gorduras poliinsaturadas (óleos vegetais de milho, soja, girassol) e monoinsaturadas (óleo de oliva e canola). As gorduras vegetais são, geralmente, insaturadas, enquanto as animais são saturadas.
• O ômega-3, encontrado no óleo de peixe, é uma gordura líquida duas vezes mais insaturada do que as vegetais.
• A ingestão de gorduras insaturadas, segundo inúmeros estudos, reduz o colesterol no sangue, aumenta o colesterol bom (HDL) e reduz a incidência de infarto, derrame, doenças das artérias e alguns tipos de câncer.
• Abacate, nozes, castanhas e amêndoas também contêm gorduras insaturadas saudáveis.
• Mas, cuidado! O processamento dos alimentos pode transformar produtos poliinsaturados em saturados. É o caso das frituras de óleos vegetais por longo tempo em altas temperaturas. Ao esfriar tornam-se sólidos, e quimicamente semelhantes à banha animal.

Trecho do livro “Pílulas para prolongar a juventude” de Fernando A. Lucchese

 

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