Suco de uva pode proteger o coração do risco de infarto

Beber suco de uva pode diminuir o risco de doenças cardíacas. Um estudo americano mostrou que substâncias chamadas flavonóides – presentes em grande quantidade na uva – ajudam a reduzir a atividade das plaquetas, componentes do sangue que desempenham papel importante na formação de coágulos.

A pesquisa, apresentada esta semana no encontro anual do American College of Cardiology, mostra que o suco de uva leva a uma oxidação mais lenta do chamado mau colesterol (LDL), associado aos coágulos das artérias.

Os pesquisadores descobriram que os participantes do estudo que haviam bebido suco de uva diariamente durante duas semanas tinham tido uma oxidação do LDL mais lenta.

Nós sabemos que altos níveis de mau colesterol são prejudiciais para as artérias – disse o autor do estudo, John Folts, da Universidade de Wisconsin.

Os cientistas descobriram também que o suco de uva está associado a uma melhora da habilidade das células endoteliais, que revestem as artérias. Elas são fundamentais para que as artérias se dilatem nos momentos de maior fluxo sangüíneo, como durante um estresse físico.

Nos pacientes com doença coronariana, as células endoteliais estão doentes ou pouco funcionais. Mas quando eles tomaram suco de uva durante 14 dias, houve uma melhora significativa da atividade dessas células – disse Folts.

Os flavonóides da uva são as mesmas substâncias presentes no vinho tinto, que também protege o coração.

Fonte: Caderno Saúde – Jornal O Globo Data: 13.03.99

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: