Sol: amigo ou vilão?

O sol é fonte de vida do nosso planeta, mas devemos tomar alguns cuidados para que ele não se torne uma fonte de problemas…

A pele é o nosso maior órgão, sua principal função é proteger contra choques mecânicos, evitar a perda de água e formar uma proteção contra germes nocivos do ambiente.

O sol ativa a circulação sanguínea, é percursor da vitamina D, tem ação anti-séptica, além de ser um poderoso antidepressivo. Contudo, ele também pode provocar queimaduras, insolação, desidratação, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

Para obter seus benefícios ou malefícios depende do horário, período e frequência com que nos expomos a ação de suas radiações, onde estão presentes os raios UVA, UVB, UVC e infravermelhos.

Os raios estão presentes desde as primeiras horas do dia, até o entardecer, atingem as camadas mais profundas da pele, causando seu envelhecimento, provocando manchas, rugas e favorecendo a formação de células cancerosas, pois eles abrem caminho para os raios UVB. Como o raio UVA não queimam, nem deixam a pele vermelha, pouco se percebe de seus efeitos negativos. Sua quantidade emitida por uma câmara de bronzeamento artificial pode chegar a ser 10 vezes maior que a da luz solar.

UVB são mais intenso entre 10 e 15 horas. Atingem as camadas mais superficiais da pele causando as queimaduras e vermelhidão. Estes raios agem no DNA das células, alterando o sistema imunológico. É o principal responsável pelo câncer de pele.

UVC são absorvidos pela camada de ozônio, mas como ela está danificada, acredita-se que estes raios já estejam atingindo a terra, mas ainda não se conhece seus efeitos.

INFRAVERMELHOS são responsáveis pela sensação de calor, participam na evaporação da água, podendo também aumentar a incidência do câncer de pele.

Nossa pele possui um pigmento chamado melanina, que a protege da radiação solar dando-lhe cor. Quando se expõe ao sol de maneira excessiva nosso corpo começa a produzir um maior número de melanina para protegê-lo e isto dão aspecto bronzeado. Uma pele bronzeada não é sinal de saúde, significa que ela foi agredida.

O câncer de pele é o tipo que mais ocorre no Brasil, crescendo 8% ao ano. Em 2002, foram cerca de 63 mil novos caso. Ele atinge principalmente pessoas de pele branca que se queimam com facilidade e quase nunca se bronzeiam. 90% das lesões se localizam em áreas da pele que fica mito expostas. Como as radiações têm efeito acumulativo, pode-se levar e 10 a 20 anos para manifestarem os sintomas.

Os três tipos de câncer mais comuns são os carcinomas basocelular e espinocelular e o melanoma. Estes dois primeiros são menos agressivos e se tratados têm 95% de chances de cura. Já melanoma maligno é o mais perigoso, pois ele tem uma tendência metastásica muito forte, podendo se espalhar para outras partes do corpo.

Precauções: não se expor ao sol entre 10 e 15 horas; utilizar sempre chapéu e óculos com proteção; fazer uso de protetor solar de boa qualidade com fator de proteção solar(FPS)15, pelo menos, aplicando 20 minutos antes de se expor e reaplicando a cada 2 horas; tomar bastante líquidos e hidratar a pele após o banho. Lembre-se, nenhum protetor será 100% eficiente.

Procure protetores que possuam Dióxido de titânio ou óxido de zinco que são bloqueadores físicos, utilizados para refletir os raios, principalmente os UVA.

Evite protetores que possuam polietilenoglicol, pois ele é um emulsificante que possui ação analgésica, fazendo com que a pele não comece arder enquanto está sob seu efeito, aumentando o risco de queimaduras. Ele também pode provocar acne em pessoas com pele sensível ao sol.

Percebendo qualquer saliência, mancha ou pinta que cocem ou aumentem de tamanho com o tempo, ou ainda feridas que não cicatrizam, procure um médico.

Tania C. Castroviejo, Bióloga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s