Inseticidas naturais

Livre-se de maneira natural de formigas, pulgões, ácaros, e outros animais que estejam infestando seu jardim ou vasos de plantas!

Recebemos por e-mail uma lista de soluções interessantes e naturais para diversas pragas. Para todas elas,
aplique os remédios caseiros com o borrifador até a cura da planta. Quando sentir melhora, dê um intervalo de 15 dias e repita. A partir daí, a aplicação quinzenal preventiva pode ser feita. Não pulverize sob o sol para não queimar as folhas.
1 – ORÉGANO COM VINAGRE

Aqueça o vinagre e faça um “chá de orégano” com ele. Borrife em folhas e caule. A solução detona fungos e repele formigas e alguns tipos de lagarta.chá cavalinha,

2 – CAMOMILA
Chá de camomila fortalece plantas jovens e fracas. Ponha flores num pote e despeje água fervente. Deixe em infusão por 5 minutos. Coe e espere esfriar antes de usar.
3 – HORTELÃ
Chá de hortelã repele insetos, inclusive formigas. Ponha a erva em água, para ferver. Cubra e deixe em infusão por três minutos. Coe e aplique depois de frio.
4 – FUMO DE CORDA
Calda de fumo contra cochonilhas, pulgões, larvas e ácaros. Pique 5 cm de fumo e ponha de molho por 24 horas, em água e 1 colher de álcool. Coe e dilua em água na proporção 1:3.
5 – TOMATEIRO
Chá de folha de tomateiro tem ação inseticida contra pulgões. Ferva um punhado de folhas e de pedacinhos de caule em 1,5 litro de água. Aplique frio.
6 – ALAMANDA
Calda de folhas de alamanda (contra pulgões). Ferva 5 folhas em 1,5 litro de água por 10 minutos. Deixe esfriar e pulverize. Use luvas para manusear as folhas.
7 – SOLUÇÃO DE PIMENTA-MALAGUETA
Indicação: Combate pulgões, vaquinhas, lagartas e grilos.
Ingredientes: 500 g de frutos de pimenta-malagueta (Capsicum frutescens), 4 l de água e 5 colheres (de sopa) de sabão de cocoem pó.
Modo de preparo: bata as pimentas no liquidificador com 2 litros de água até a maceração total. Coe o preparado e misture com o sabão de coco em pó, acrescentando os 2 litros de água restantes. No caso de utilização em espécies frutíferas, obedeça ao período de carência mínima de 12 dias da colheita, para evitar obter frutos com fortes odores.
8 – CALDA DE SABÃO
Indicação: Atua contra pulgões, ácaros, brocas e formigas
Ingredientes: 1 kg de sabão neutro em barra picado, 3 l de querosene e 3 l de água. Modo de preparo: derreta o sabão picado em uma panela com os 3 l de água. Quando estiver completamente fundido, desligue o fogo e acrescente o querosene, mexendo bem. Em seguida, dissolva 1 l dessa emulsão em 15 copos de água e aplique a cada 12 dias.
OUTRAS RECEITAS COM SABÃO
Indicação: Controla cochonilhas e lagartas
Ingredientes: 50 g de sabão de coco em pó e 5 litros de água fervente
Modo de preparo: adicione o sabão de coco em pó na água fervente. Essa solução deve ser pulverizada com frequência no verão e na primavera.
Indicação2: Afasta pulgões, cochonilhas e lagartas
Ingredientes: 1 colher (sopa) de sabão caseiro raspado e 5 litros  de água
Modo de preparo: dissolva na água o sabão caseiro raspado, mexendo bem. Essa calda deve ser aplicada sobre as plantas com o auxílio de pulverizador ou regador.
9 – CONFREI
Indicação: Previne pulgões em hortaliças e frutíferas e ainda funciona como adubo foliar.
Ingredientes: 1 kg de folhas de confrei (Sympriyfum officinale) e água para diluição
Modo de preparo: usando o liquidificador, triture as folhas de confrei com água ou deixe-as em infusão por 10 dias. Acrescente 10 litros de água e pulverize periodicamente as plantas.
10 – EMULSÃO DE ALHO
Indicação: Atua contra fungos, bactérias e pulgões
Ingredientes: 1 kg de alho, 5 litros de água, 100 gr de sabão picado e 20 colheres (café) de óleo mineral
Modo de preparo: moa bem fino os dentes de alho e deixe-os repousando por 24 horas no óleo mineral. Em outro recipiente, dissolva o sabão picado na água, de preferência quente. Depois, acrescente a emulsão de alho. Antes de usar, filtre e dilua a mistura em 20 partes de água.
11 – PIMENTA-DO-REINO
Indicação: Repele pulgões, ácaros e cochonilhas
Ingredientes: 100 g de pimenta-do-reino (Piper nigrum) em pó, 1 litro de álcool, 1 litro  de água e 60 g de sabão de coco.
Modo de preparo: durante sete dias, deixe a pimenta-do-reino descansando no álcool. Ferva a água com o sabão de coco. Deixe esfriar e junte as duas soluções. Separe 250 ml, coloque em 10 litros de água e pulverize.
12 – ÓLEO DE NIM
Indicação: Atua contra pulgões, lagartas, cochonilhas, ácaros, brocas, besouros, gafanhotos, nematóides e tripés.
Ingredientes: 10 ml  de  óleo de nim (encontrado em lojas de jardinagem) e 1 litro de água
Modo de preparo: dilua o óleo de nim na água e pulverize a planta.
13 – CHÁ DE CAVALINHA
Indicação: Afugenta insetos nocivos em geral
Ingredientes: 10 g de cavalinha (Equisetum arvense ou E. giganteum) seca ou 30 g de cavalinha verde, 1 litro de água para maceração e 9 litros de água para diluição.
Modo de preparo: ferva as folhas de cavalinha em 1 litro de água por 20 minutos. Dilua a calda resultante em 9 litros de água.
14 – CRAVO-DE-DEFUNTO
Indicação: Afasta pulgões, ácaros e algumas lagartas.
Ingredientes: 1 kg de folhas e/ou talo de cravo-de-defunto (Tagetes sp) e 10 litros de água
Modo de preparo: adicione as folhas e/ou talos de cravo-de-defunto na água. Leve ao fogo e deixe ferver durante meia hora, ou então pique e deixe de molho por dois dias. Coe o caldo obtido.
15 – MACERADO DE URTIGA
Indicação: Aumenta a resistência da planta e combate os pulgões.
Ingredientes: 500 g de urtiga (Urfica dioica) fresca ou 100 g de urtiga seca e 10 litros de água.
Modo de preparo: coloque a urtiga fresca ou seca na água por dois dias ou deixe curtir por 15 dias. Para a primeira forma de preparo, a aplicação pode ser imediata sobre as plantas atacadas. Para a segunda, deve ser diluída, sendo uma parte da solução concentrada para 10 partes de água.
16 – EMULSÃO DE ÓLEO
Indicação: Eficiente contra cochonilhas
Ingredientes: 2 litros de água, 1 kg de sabão comum (em pedra ou líquido) e 8 litros de óleo mineral.
Modo de preparo: pique o sabão (se for pedra), misture com o óleo e a água e leve ao fogo, mexendo sempre, até que levante fervura.  A mistura deve adquirir consistência de pasta. Guarde-a em um pote bem tampado e, na hora da aplicação, dissolva cerca de 50 g da pasta em água morna e dilua tudo em 3 litros de água.
17 – CALDA BORDALESA
Indicação: Controla fungos e bactérias
Ingredientes: um saco de pano, 100 g de sulfato de cobre (encontrado em lojas de jardinagem), 100 g de cal virgem, 10 litros de água e 2 recipientes plásticos.
Modo de preparo: use apenas recipientes plásticos, pois os metálicos podem reagir com o sulfato de cobre. Usando o saco de pano, prepare um sachê com o sulfato de cobre. Mergulhe-o em 9 litros de água por três a quatro horas, até o sulfato de cobre dissolver. Em outro recipiente, dilua a cal em 1 litro de água e despeje na solução preparada com o sulfato de cobre. Mexa bem. É necessário que a mistura tenha pH neutro ou alcalino. Para identificar, coloque um pouco da solução em uma lâmina de ferro. Se ficar acobreada, é porque está ácida. Para corrigir, dissolva mais cal, até que a lâmina não apresente a tonalidade acobreada.
18 – CALDA DE ENXOFRE
Indicação: Combate e controla alguns fungos
Ingredientes: 30 g de enxofre (encontrado em lojas de jardinagem) e 12 litros  de água.
Modo de preparo: dilua o enxofre em 1 litro de água. Depois de bem dissolvido, complete com o volume restante de água.

1 Response so far »

  1. 1

    Neizandro said,

    QUE gentileza de vcs saber tudo de planta e mostr COMPARTILHAR ISSO com nosss……………………………………..


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: