Tem nome que se passa por Sem nome

Farsa de um sorvete que tentou se passar por outro

Por Arnaldo V. Carvalho

Aconteceu em Niterói, RJ. Fui a um supermercado e lá estava o freezer anunciando “Sorvetes Sem Nome” de dois litros n promoção por 9,90. “Sem Nome” foi a marca da sorveteria mais famosa da cidade, no meu tempo de infante e também de adolescente.

Eram duas unidades, uma enorme, que vivia lotada, com seus vários sabores e excelente qualidade. A Sem Nome fechou há anos. Ver aquela chamada do lado de fora do freezer foi como avistar um oásis após tanto tempo no deserto.

As letras eram parecidas com a da antiga sem nome, e o produto anunciava utilizar açúcar orgânico. “Coisa de quem tem qualidade”, pensei. Não titubeei, comprei duas caixas, feliz da vida. Cheguei em casa, abri o sorvete, animado com apresentar a iguaria às minhas filhas. Que decepção! O sorvete não era nada bom. Eu lamentei que a Sem Nome tivesse voltado sem honrar sua qualidade.

“Nem é Sem Nome”, disse uma delas. “É Tem Nome”. Reparando bem, o S na verdade era um T. Eu havia sido enganado, e minhas memórias trataram de ajudar na distorção da letra. Algo estava errado.

Voltei ao mercado na mesma semana. O preço indicava “Sem Nome”. As fotos comprovam que se a marca de sorvete tentou enganar o consumidor e se associar com a antiga,  admirada e falecida “Sem Nome”, conseguiu com a ajuda do próprio supermercado.

Quando a má fé se apropria de uma referência de qualidade, o consumidor é o maior prejudicado

Talvez dê para entender num episódio como esse, o quanto o plágio, a falsificação, a associação indevida entre técnicas, serviços ou produtos diferentes através de um nome em comum ou parecido deve ser combatido.

No final das contas, é o consumidor final o maior prejudicado.

***

6 Respostas so far »

    • 2

      Ary Luiz Bon said,

      “Meu nome é Nahme”
      Nahme do que?
      “Nahme lembro”
      Sim, Nahme lemro de que?
      “Nahme lembro de Nada – mas pode me chamar de Genérico Grantido da Silva”.
      Garantido?
      “Soy Yo.”

  1. 3

    Elga said,

    Tio, aconteceu o mesmo comigo e minha mae!!! É sorvete de água pura, nada de leite… no freezer vira pedra!!! Ficamos revoltadas… beijo, Elga!

  2. 4

    Luiz said,

    Boa noite. sou neto do fundador e a família foi tomada por uma revolta e nem mesmo os órgãos de proteção a marca fizeram algo… muito triste ver tanto trabalho da minha família em consolidar uma marca ser tratada assim. Sei que sua memoria não deixou enganar.

  3. 6

    Marcelo Viana said,

    Também aconteceu a mesma coisa comigo. Porém, felizmente, o sabor que comprei (manga) me agradou muito e já comprei várias vezes. Mas tal fato não diminui a gravidade da real tentativa de ludibriar o consumidor.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma resposta

