Entrevista concedida por Arnaldo V. Carvalho ao jornalista Rafael Teixeira

Em fevereiro de 2006, o jornalista Rafael Teixeira, então atuando em O Globo, nos procurou para uma entrevista acerca do Portal Verde. Essas foram as perguntas preliminares e suas respostas.

 

1. que atividades o Portal Verde oferece? Quem executa as atividades, há uma equipe de professores e terapeutas?

Arnaldo – O Portal Verde é um centro de terapias comprometido com a qualidade do atendimento. Nosso forte hoje são as terapias de origem oriental (acupuntura, shiatsu, ayurvédica e outras), mas oferecemos também outras terapias naturais, como nutrição ortomolecular, naturopatia, florais de Bach, entre outras. Temos duas equipes, uma especializada em acupuntura e shiatsu, composta de 5 terapeutas de diferentes formações (acupunturista-técnico, fisioterapeuta acupunturista, fonoaudiólogo acupunturista, etc.). O diferencial dessa equipe é que ao contrário de outros locai s, os terapeutas interagem. Coordenados por mim, fazemos reuniões técnicas semanais, onde discutimos os casos e estudamos o que pode ser feito para melhorar ainda mais o tratamento dos pacientes. Além disso, só o Portal Verde no estado do Rio,e possivelmente no Brasil, oferece plantão 24H em acupuntura e shiatsu.

A outra equipe é composta pelos demais terapeutas naturais e convencionais. Além dos especialistas nas técnicas acima, fisioterapeutas, terapeutas corporais, psicólogos e nutricionistas fazem parte desse quadro. No total são 7 profissionais além dos da equipe de acupuntura e shiatsu, o que totaliza 12 terapeutas.

2. quais são os benefícios dessas atividades, tanto física quanto mentalmente?

Arnaldo – Os benefícios são inúmeros, e variados segundo a técnica e os objetivos do tratamento. As terapias naturais e orientais são capazes de tratar de muitas doenças. Mas não entram em conflito com o tratamento médico. Ao contrário. Se uma pessoa está passando por tratamento médico, o tratamento terapêutico natural ou oriental reforçará as ações médicas.

O que há de comum entre todas as terapias do Portal Verde é quem invariavelmente elas promovem o reequilíbrio energético do organismo, que afeta tanto a mente como o físico. Isso significa que essas terapias tem o poder de aumentar o potencial de cura do próprio indivíduo. Em todas as pesquisas científicas pode-se ver em tratamentos com acupuntura,shiatsu, ayurveda e os demais tratamentos citados as seguintes características: desenvolvimento do sistema imunológico, melhora da circulação sanguínea, diminuição drástica dos níveis de adrenalina, nor-adrenalina e cortisol (os principais hormônios associados ao stress), liberação de endorfinas e dopamina (hormônios relacionados à tranquilidade e relaxamento), regulação de melatonina (ligado aos processos de sono), inibição de processos inflamatórios e álgicos (dor).
3. Há quanto tempo existe o Portal Verde? Como ele foi criado?

Arnaldo – O Portal Verde está em funcionamento há 6 anos em Niterói. Ele foi criado a partir da observação de que havia uma busca por parte das pessoas por um tipo de tratamento que aliasse a seriedade científica (como a dos médicos), com uma filosofia de tratamento mais humano,amoroso e global de tratamento (como a dos terapeutas alternativos). Estamos no meio do caminho. Ou seja, somos terapeutas sérios, que respaldam suas técnicas através de muito estudo e dedicação, mas que acima de tudo está ligado à Vida coletiva e os ideais de um mundo melhor. O espaço se originou desses princípios. A idéia foi levada à cabo por três amigos, um médico (o pediatra Altamiro Vianna Carvalho que hoje vive na Amazonia e tem colaborado sobremaneira com a melhora do sistema de sáude da região), um terapeuta c orporal e naturopata (eu), e um consultor comercial, (Luiz Otávio F. Miranda que se apaixonou pela história de tal maneira que hoje vive nos EUA como terapeuta).

4. atividades relaxantes costumam ser mais procuradas em alguma época? Como fica a procura depois do carnaval, época de muito agito e festa?

Arnaldo – As atividades relaxantes são procuradas o ano todo, pois os centros urbanos encontram-se com grande carga de pressão sobre as pessoas, que sufocadas precisam de um tempo para se reconectar a uma atmosfera superior de consciência. Tratamentos naturais devolvem à pessoa o contato com sua natureza interior de uma forma muito intensa. As épocas de festas como Natal e Carnaval são marcadas pela diminuição da procura durante o período de vigencia, pois as pessoas estão envolvidas com esses eventos. Com o fim da época a procura aumenta excepcionalmente. Verificamos que o carnaval afasta um pouc o as pessoas dos problemas do dia a dia, mas não melhoram a qualidade global do indivíduo. O sono fica prejudicado, o abuso na alimentação e no consumo de bebidas alcóolicas, a preocupação com a segurança, entre outros, podem ser sentidas de maneira marcante nas pessoas após o carnaval.

5. muita gente imagina que basta fazer algumas sessões de uma determinada atividade relaxante e pronto, está tudo resolvido. Mas não é bem assim, certo? É preciso uma continuidade?

Arnaldo – Depende do que se procura. É sempre bom relaxar, e atividades corporais, ou que envolvam óleos essenciais sempre são uma ótima pedida nesses casos. Estamos abertos a essa proposta. Mas o que é preciso observar é que nossos terapeutas estão preparados para bem mais que isso. Quando somos procurados para ajudar uma pessoa a resolver um problema que está lhe reduzindo a qualidade de vida, como dores, insônia, stress, depressão entre outros, desenvolvemos então o um esquema de tratamento. O tratamento é uma estratégia que se cria junto ao cliente para que o mesmo fique bem novamente. Ficar bem significa estar com o corpo e a mente em harmonia. Quanto tempo leva? Depende do que está se tratando, e dos fatores individuais de cada um. Só uma avaliação adequada aliada a experiência e conhecimento técnico do terapeuta pode trazer alguma luz a questão.

Existe ainda um terceiro tipo de pessoa que se trata com terapias orientais ou naturais. São pessoas saudáveis, mas que encaram a terapia como mais do que apenas relaxamento. Essas pessoas nos procuram para desenvolver suas próprias capacidades mentais e emocionais. As técnicas que trabalhamos permitem as pessoas a analizar com pmais profundidade sua própria vida, e buscar chaves mais facilmente para a resolução de conflitos, interiores ou relacionais.

6. que tipo de problemas físicos podem ser resolvidos com atividades oferecidas no Portal Verde?

Arnaldo – Todo o tipo de inflamação e dor poderá ter tratamento bem sucedido através de técnicas como a acupuntura, o shiatsu, a aplicação de óleos essenciais, etc. É importante citar que no Portal Verde nossa perspectiva é fazer o paciente ficar bem. Então lançaremos mão de todos os recursos de que dispomos de forma integrada. Ou seja, pode ser que o terapeuta acupunturista utilize num tratamento outras técnicas adicionais, por considerar que irá otimizar o processo terapêutico junto ao paciente.

Além disso, problemas posturais de várias origens, aceleração de tratamentos traumáticos, entre outros, podem estar sendo tratados. Já tivemos diversas experiências de pessoas com lesões como fratura, rupturas ligamentares etc. se tratarem por nossas técnicas e acelerarem o prazo de tratamento médico, em até 5x.

Mas não s ó os problemas osteomusculares tem tratamento. O Portal Verde possui técnicas como a naturopatia, a madicina tradicional chinesa e a nutrição ortomolecular capazes de tratar com eficiencia a obesidade, gastrites, diversas doenças de pele, problemas intestinais, problemas no aparelho excretor, (rins, bexiga), doenças hepáticas, autoimunes, desequilíbrios hormonais diversos, entre outros.

7. várias terapias alternativas não são, digamos, reconhecidas pela ciência médica tradicional, mas, ainda assim, têm muita procura e quem faz uso dessas terapias garante que os efeitos são reais. Como você vê esse embate? Ele existe de fato?
Se houver mais alguma coisa que eu não tenha perguntado, mas que você ache importante ressaltar, fique à vontade.
Obrigado!

Arnaldo – Antes de mais nada, é preciso dizer que somente utilizamos terapias com reconhecimento. Os profissionais do Portal Verde são capazes de detalhar cada um de seus processos terapeuticos ao cliente ou a quem estiver interessado. Estudamos muito para nos tornarmos cada vez melhor. Não estudamos apenas o corpo físico, mas a natureza humana como um todo, e a nós mesmos. Mas vamos a sua pergunta:
A ciência médica tradicional não é uníssona: há muitas correntes de pensamento e divergências internas. Veja o exemplo da homeopatia. A classe médica acolheu a técnica há quase 40 anos mas boa parte dos médicos ainda não acredita nela. Quem deve determinar se uma terapia funciona ou não são os resultados apresentados por clientes. Médicos, terapeutas e profissionais de saúde precisam entender que a causa da saúde está além de diretrizes profissionais. estamos todos no mesmo barco: Lidamos com o sofrimento humano, e como também o somos, é preciso estar sensíveis para o sofrimento do outro. É preciso unir forças e encontrar ca minhos para a manutenção da saúde de forma integral. A preocupação de alguns médicos com a competencia dos demais profissionais de saúde é genuína, pois há muita gente fraca no mercado. Mas não podemos esquecer que o sistema permite formações falhas, embora o tempo de estudo entre os diferentes profissionais varie. A qualidade do profissional está intrinsecamente ligada a qualidade do ser humano, e isso é originado no berço de cada um.

*   *   *

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: