O que é Cromoterapia?

https://i0.wp.com/blogdesignstudio.com/wp-content/uploads/2009/11/chromotherapy.jpg

Conheça a Cromoterapia

Por Bernadete Loureiro*

· Cromoterapia é o uso das variações de vibração da luz(1), que origina e dá função às cores, para fins de harmonização e equilíbrio do corpo.

Desde muito tempo, seu uso já era conhecido pelas civilizações antigas, como por exemplo: Egito, China e Índia.

· Ghadiali, cientista indiano, foi o primeiro a fazer as constatações científicas que trouxeram ao mundo moderno o uso da Cromoterapia.

· Atualmente o emprego do estudo terapêutico das cores tem se tornado cada vez mais frequente nos diversos segmentos, que compreendem a decoração, a publicidade e outros.

A cromoterapia tem se difundido por vários países, como uma prática alternativa capaz de auxiliar em tratamentos de saúde.

· As cores atuam no nível físico e em níveis sutis, tais como emoções e sentimentos.

O estudo e aplicação da cromoterapia é direcionado às sete cores do espectro solar, cada uma delas afetando mais diretamente certas áreas do corpo ou psique.

Inicialmente, a vibração das cores age em um sistema de energia especial e invisível ao homem, denominado chakras(2), promovendo o reequilíbrio energético; em seguida, seu efeito atinge o corpo humano (físico), favorecendo o restabelecimento de órgãos com desequilíbrio ou na reestruturação da psique (emoções).

A partir do estudo desse sistema de energia, do corpo humano e das influências das incidências luminosas coloridas, o cromoterapeuta tem condição de detectar desequilíbrios, avaliá-los e orientar o tratamento pelas cores.

Através de técnicas e medidas simples, que envolvem a consciência das cores no dia a dia – alimentação, vestuário, luz do sol, e de técnicas específicas, como o emprego de água solarizada, visualização, mentalização, meditação, emprego de lâmpadas coloridas – podemos nos manter saudáveis e equilibrados para os embates do dia a dia.

* * *

* Bernadete Loureiro é terapeuta holística e atua com cromoterapia associada à outras técnicas.

1. Isaac Newton comprovou que as cores surgem a partir da incidência da luz. A energia luminosa é composta pelas sete cores do arco-íris. A luz solar é composta de radiações de ondas de diferentes comprimentos. Incidindo um raio de luz branca em um prisma, decompôs a luz em 7 cores.

2. A palavra chakra tem origem indiana, e quer dizer roda. Os chakras são vórtices de energia localizados em nosso corpo sutil. Têm a função de absorver e distribuir energia solar pelo corpo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: