Massagens inspiradas na Terapia Reichiana

MASSAGENS BASEADAS NA TEORIA
DE WILHELM REICH

die ärztin heike buhl über eine therapeutische massageform bei der ...

Wilhelm Reich, discípulo dissidente de Freud, e pai da orgonoterapia, empregava o contato físico direto – que muitos consideram massagem – em sua psicoterapia. Este procedimento baseava-se no fato de Reich ter pesquisado, estudado e formulado sua terapia, através da biologia, e da orgonomia (que é a ciência reichiana da energia vital) que as emoções reprimidas provocam constrições musculares em várias regiões do corpo, formando o que ele denominou “couraça corporal”.

A massagem na terapia reichiana – orgonoterapia, é feita para contato com a pessoa, para conhecer e sentir a sua história biológica, energética e emocional, e também para dar maior fluidez aos anéis de energia que formam o ciclo vital.

Muito embora a eficácia da Massagem Reichiana hoje seja indiscutível, Reich não fixou uma maneira única de praticá-la. Não obstante, muitas de suas técnicas permaneceram e foram desenvolvidas por seguidores seus, mas sem que realmente possam ser consideradas massagens. São pressões, pancadinhas etc., no nível do pescoço, na nuca, da cabeça e de várias regiões do tronco, acompanhadas de uma análise verbal.

A partir das ideias de Reich, muitos terapeutas têm desenvolvido novas técnicas corporais e de massagem, tendo ele expandido sua influência para além da psicoterapia.

Influências

No Rio de Janeiro, o psicólogo e terapeuta reichiano Sylvio Porto foi o pioneiro em ministrar curso de Massagem Reichiana, compilando os métodos sistematizados por Elsworth Baker e Ola Raknes, e depois por Federico Navarro e Felipe Fernandez.

José Goez nos anos 90 passou a dinamizar uma massagem inspirada no trabalho reichiano, denominando-a “Massagem Somática”.

O Prof. Arnaldo V. Carvalho no Rio de Janeiro foi o precursor do Shiatsu Emocional, primeiro estilo de Shiatsu a sofrer influência direta do trabalho de Wilhelm Reich.

Texto original: Fragmento do livro de René Marcos Orsi, “Massagem – A Terapia dos Deuses”.

Revisto e Ampliado por:  Cristina Giese – Terapeuta Reichiana

Complementado por: Arnaldo V. Carvalho

2005

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: