Acupuntura Estética

Image result for cosmetic acupuncture

Acupuntura Estética

Agulhas também servem em tratamentos de beleza

Fonte: Caderno Saúde em forma – Jornal O Globo Data: 09.03.99

Além de tratar dos males do corpo, as agulhas de acupuntura também ajudam a atenuar o processo de envelhecimento. Menos conhecida, essa utilização da acupuntura é um eficaz tratamento para combater rugas e olheiras, segundo a acupunturista e fisioterapeuta Márcia Almeida de Andrade. – A avaliação do paciente é feita através dos pulsos para ver como estão os meridianos principais do corpo. Depois, trabalha-se a fisionomia para equilibrar a vitalidade do rosto. Por exemplo, a energia baixa dos rins dá olheiras, a energia alta do estômago dá rugas na boca – explica Márcia.

A acupunturista Ana Maria Ferreira também usa as agulhas com objetivos estéticos:

– Eu trabalhava com agulhas para paralisias faciais e os princípios usados com fins estéticos são os mesmos. O corpo entende a picada da agulha na face como uma agressão e logo envia ao local sangue e energia vital ( tchi, em chinês), o que tonifica a musculatura e revitaliza a pele, suavizando as rugas de expressão, que, com o tratamento, são eliminadas – diz Ana.

Ela explica que as agulhas atingem apenas a parte subcutânea do rosto com picadas leves e superficiais. Com o aumento da irrigação sangüínea, a pele recebe mais nutrientes e colágeno.

A acupuntura estética é feita em 10 sessões, uma ou duas vezes por semana. As especialistas garantem que em dois meses e meio a pele ganha viço e se revitaliza. Depois de quatro sessões, as pessoas notam que as rugas já estão mais suavizadas.

Acupuntura melhora a aparência
Fonte: Jornal Século 21 Data: 18.03.99 – Ephraim Medeiros

A acupuntura é uma terapia cada dia mais utilizada no Brasil, por apresentar eficiência comprovada e benefícios em diversos aspectos para a saúde do paciente. É normal que um paciente busque essa terapia por um motivo e acabe se beneficiando em alguns outros, pois o tratamento pela acupuntura é global e não visa somente acabar com os sintomas.

Harmonizar todas as funções do organismo, evitando que ocorram desequilíbrios energéticos, e que assim apareçam os sintomas e suas doenças é a filosofia primordial da Acupuntura Tradicional Chinesa. O corpo e a mente são analisados e tratados como um só pelo acupunturista e ele não busca somente equilibrar uma parte, pois sabe que isso não surtirá o efeito ideal.

Entre os muitos benefícios trazidos pela acupuntura, alguns se manifestam no campo da estética: auxílio no emagrecimento; auxílio no combate à celulite; atenuação de cicatrizes recentes; tratamento de rugas e marcas de expressão precoces; tratamento da acne; tratamento de eczemas; tratamento de ulcerações cutâneas persistentes e algumas indicações mais.

A acupuntura apresenta a vantagem de ser uma terapia que não impede o paciente de continuar um tratamento convencional e em muitos casos auxilia para que o medicamento seja melhor assimilado pelo organismo e não provoque efeitos colaterais intensos.

No campo da estética é recomendável que o paciente complemente o tratamento da acupuntura no seu cotidiano (e não somente durante o tratamento), com uma alimentação balanceada; que utilize cremes, xampus e loções preparados com óleos essenciais puros e de qualidade; fitoterapia; ingestão de água imantada e a prática de exercícios físicos moderados, mas que acionem todo o corpo (como a hidroginástica ). Todos esses métodos e alguns mais são utilizados em conjunto com o tratamento pela acupuntura e o sucesso se faz presente na grande maioria dos casos.

As sessões de acupuntura duram entre uma hora e uma hora e meia e geralmente têm um preço acolhedor, comparando com outros tratamentos, o que permite que o paciente também possa continuar o seu tratamento médico convencional e ainda procurar um os mais complementos acima citados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: